7 principais barreiras que os brasileiros enfrentam no Canadá.

Lugares inesquecíveis em Vancouver | Vem que eu lhe mostro
06/01/2017
É fácil conseguir emprego no Canadá?
12/01/2017
Show all

7 principais barreiras que os brasileiros enfrentam no Canadá.

A cada dia que passa mais brasileiros estão em busca de uma vida melhor no exterior, e um país muito requisitado é o Canadá. De acordo com o Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, o número de brasileiros no país vem aumentando com o passar dos anos. Atualmente são cerca de 30 mil brasileiros vivendo legalmente de forma temporária no país.

Apesar de ser um país repleto de vantagens, há muitos desafios e barreiras a se enfrentar quando se inicia uma nova vida em um país totalmente diferente. A mudança exige planejamento, dedicação, coragem e bastante flexibilidade para se adaptar a uma nova cultura com novos costumes. Hoje vamos listar 7 barreiras que brasileiros enfrentam no Canadá.

Diferenças culturais

Todo país tem seus próprios costumes, crenças, religião e etc. O mesmo acontece com o Canadá. Quando um brasileiro chega ao país sem muito conhecimento sobre ele, sente a diferença de uma forma mais pesada, um exemplo básico é a maneira de cumprimentar. No Canadá as pessoas são mais fechadas e não se cumprimentam com beijos e abraços como no Brasil, basta um aperto de mão amigável e educado.

Um outro detalhe cultural que faz bastante diferença é o clássico, ” do it yourself” ou “faça você mesmo”. No Canadá as pessoas são mais independentes, e estão acostumadas a abastecer o próprio carro, realizar a própria matrícula na faculdade, limpar a própria casa e assim por diante. Diaristas, jardineiros, frentistas são raríssimos no país.

Idioma

No Canadá se fala tanto o inglês, quanto o francês, por isso é importante estar com os dois idiomas pelo menos no nível intermediário para avançado, assim  não enfrentará tantas dificuldades no dia-a-dia, já que para pedir um táxi, comida ou informação, se comunicar no trabalho ou faculdade, exigirá o domínio dos idiomas.

Junto a isso, vale lembrar que pela união do francês e inglês o Canadá é um país repleto de sotaques, o que pode ser um pouco difícil de início para quem não está acostumado.

Clima

Com certeza o clima é um grande diferencial. Conhecido como ” True North” (verdadeiro norte) as temparaturas do páis podem ser elevadas no verão, chegando há 35 graus. No entanto, as temparaturas do inverno são muito baixas, chegando aos -25 graus. Em cidades mais situadas ao extremo norte do país as temperaturas podem chegar em até -45 graus.

Para nós brasileiros, acostumarmos com temperaturas tão baixas é bem dificil. Por isso, pesquise bem sobre o lugar em que irá morar, para se preparar da melhor maneira para o inverno rigoroso do Canadá.

Comida

Ao contrário do Brasil, no Canadá o almoço não é a refeição mais importante do dia e sim o jantar. No país, o jantar é servido as 18 horas.

Encontrar alimentos típicos brasileiros não é uma tarefa díficil, na verdade a maioria dos supermercados tem e com preços até mais em conta que no Brasil.

Um costume típico dos canadenses são as marmitas, é possível ver diversas pessoas abrindo seus potinhos em lugares públicos, empresas, faculdades e etc.  Os canadenses costumam substituírem almoços por lanches rápidos, que demoram no máximo 15 minutos.

Emprego

Arrumar o primeiro emprego nunca é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos em um país diferente, onde você não possui experiência ou histórico de trabalho. É importante ter um profissional que te ajude a montar um bom currículo.

Caso deseje trabalhar em uma profissão regulamentada e específica é preciso reconhecer seu diploma. É preciso estar preparado e entender que o primeiro emprego é sempre mais complexo e requer muita paciência e persistência.

Estudo

Muitas pessoas vão ao Canadá com o intuito de estudar, porém é preciso se habituar ao sistema de ensino canadense. Os cursos de inglês são exigentes e com frequência diária.

Quando o assunto é college o desafio é ainda mais complexo. O ensino superior para estrangeiros é em tempo integral e na maioria das vezes ocupada a maior parte da manhã ou da tarde. Todo o ensino é realizado erm inglês e francês, o que exigirá muito mais foco e esforço que o normal.

Aluguel

Alugar um imóvel em outro país é ainda mais complicado, pois não se sabe ao certo qual a melhor localidade e qual o melhor e mais fácil tipo de imóvel locar. Para quem busca algo mais estável e duradouro, provavelmente enfrentará algumas dificuldades por conta das exigências. A maioria dos locadores exigem carta do empregador, histórico de crédito, aplicação e pagamento do primeiro e último aluguel, ao fechar o contrato.

Uma outra opção são os homestay (casa de família) onde se aluga quartos. A burocracia é bem menor e podem ser adquiridas em alguns pacotes de intercâmbio.

A mudança para outro país exige muito planejamento e calma, todos os processos exigem o pagamento de taxas e vale lembrar que a diferença vai muito além dos costumes, políticas de estudos, empregos e locação. No Canadá os valores dos produtos finais ainda recebem um acréscimo de 13%, dependendo da província, portanto leve uma reserva segura de dinheiro para não passar por dificuldades extremas.

A vida em outro país requer atenção aos desafios e detalhes, porém no geral vale a pena tentar algo novo e realizar um sonho, sempre com o pé no chão.

DESTAQUE: Imigrar para o Canadá vale a pena?

Gostou da matéria? Está pronto para quebrar essas barreiras e vir para o Canadá ? Deixe o seu comentário!

Translate »