Estudar

Estudar

No Canada há diversos tipos de instituições e cursos. A documentação necessária e o processo de seleção vai variar de acordo com a opção desejada.

Quando o assunto é Estudar no Canadá?

College

Ao contrário do que muitos pensam não é “colégio” e sim um curso de nível superior, faculdade, é uma opção de imigração. Há uma diferença básica entre o College e a University no Canadá. Os cursos universitários são voltados para quem quer seguir na área acadêmica, mais densos, enquanto os dos Colleges são cursos mais técnicos, graduações com o propósito de integrar o mercado de trabalho podendo ser mais curtos, com duração de um a três anos, sendo que o aluno tem a possibilidade de expandir e otimizar o seu currículo. É permitido trabalhar desde o primeiro dia de aula (20 horas/ semana) e tempo integral nas férias. Após graduar, você poderá aplicar para a permissão de trabalho após a graduação (PGWP), que terá validade pelo mesmo tempo do curso. Por exemplo, se você estudou 1 ano, terá permissão de trabalho por mais 1 ano. Para cursos de 2 anos ou mais, o governo pode conceder permissões de trabalho de até 3 anos. Para imigrar através do programa de imigração Canadian Experience Class, o governo exige que você trabalhe por pelo menos um ano em um trabalho de posição qualificada. Normalmente recomendamos que o curso seja de pelo menos 2 anos (para conseguir a permissão de trabalho de 2 até 3 anos) e assim ter tempo de procurar emprego e trabalhar por um ano. Após trabalhar por um ano em trabalho qualificado no Canada você se qualifica no programa Canadian Experience Class, que é uma das portas para participar do Express Entry (além de idade, experiência de trabalho, língua, etc.). Para ser aceito no curso college, é preciso ter o inglês avançado. Muitas pessoas optam por vir estudar inglês antes de ingressar na faculdade, através de um programa chamado Pathway, onde os colleges tem parceria com as escolas de inglês e facilitam a entrada na faculdade. Graduando e trabalhando no Canada a pontuação do Express Entry aumenta consideravelmente e você terá grandes chances de imigrar, considerando que também conseguiria pontos nos demais requerimentos como idade, experiência de trabalho no Brasil, adaptação e língua. Nessa opção, o cônjuge poderá vir trabalhar em período integral com o visto aberto e caso tenha filhos, estes poderão estudar gratuitamente até o segundo grau em uma escola pública canadense.

Career College

O Career College oferece o que chamamos de cursos vocacionais e educacionais, onde os estudantes terão treinamentos em habilidades especificas para conseguirem o trabalho que procuram. Normalmente esses cursos exigem que o estudante tenha uma experiência com o mercado de trabalho antes de se formar, chamado de curso co-op (o famoso Estudo + Trabalho). Metade do tempo o aluno passará na sala de aula (ainda sendo permitido trabalhar durante 20 horas por semana desde o primeiro dia de aula) e a segunda metade do tempo o aluno poderá trabalhar em horário integral. Esses cursos são significativamente mais baratos que o college porém não levam para o caminho da imigração, pois não fazem parte do programa de governo. Para o Career College, é esperado que o aluno tenha um inglês upper intermediate.


University

O degree tem uma duração maior que os programas de College, os valores são mais altos, as turmas tem em média 5x mais alunos, e o programa todo tem um foco voltado para a vida acadêmica,pesquisa e estudos aprofundados na área escolhida.

Mestrado

São graus superiores que exigem um nível avançado e comprovado de experiência profissional ou pesquisa além de idioma. Um detalhe importante sobre os programas de mestrado, é que algumas províncias mantém facilidades para imigração.

Doutorado

Alta exigência acadêmicas, são cursos longos em média 4 a 6 anos, que a dedicação exclusiva é altamente solicitada e assim como o mestrado é necessário comprovar um grau diferenciado de qualificação e cumprimento de exigências de acordo com o programa escolhido. Um outro detalhe importante sobre os programas de doutorado, é que algumas províncias mantém facilidades para imigração para esses recém doutorandos.

Escolas de idiomas

As escolas de inglês, também chamadas ESL (English as a Second Language), oferecem cursos de 2 semanas a 6 meses. Isso vale também para as escolas de francês FSL (French as a Second Language). Essa opção não permite o trabalho, porém em alguns casos pode ser o primeiro passo para quem quer trabalhar ou imigrar para o Canada, já que o Inglês/Francês são as línguas oficiais e é fundamental o domínio de uma dessas línguas para o processo de trabalho qualificado e imigração. Após estudar inglês no Canada, é possível ingressar em um College ou Career College sem a necessidade de voltar ao Brasil.

E se você deseja saber mais sobre como aplicar os seus estudos no Canadá ou saber mais sobre outras modalidades, nos mande um e-mail e teremos um imenso prazer em lhe ajudar.

e-mail: [email protected]

Translate »