Serie profissões | Mercado para arquitetura no Canadá.

Governo facilita contratação de estrangeiros | Está aberto o programa Global Talent Stream.
13/06/2017
Aprovado projeto de lei que acelera cidadania no Canadá.
20/06/2017
Show all

Serie profissões | Mercado para arquitetura no Canadá.

A Arquitetura no Canadá é uma profissão altamente regulamentada e assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença.

A demanda por arquitetos no Canadá tem sido maior que o crescimento da indústria da construção civil. Isso se deve ao fato dos profissionais de arquitetura terem expandido sua atuação para áreas como planejamento urbano, estudos de viabilidade, design, consultoria em planejamento, etc.

Mesmo os arquitetos graduados em instituições canadenses tem que passar por um processo pra obter o título de arquiteto e poder assinar obras e projetos.

No caso de aplicantes estrangeiros, existem duas categorias mais prováveis nas quais os aplicantes possam se encaixar para obterem a avaliação de suas credenciais. A primeira delas diz respeito a um Accredited Professional Program, no caso de o candidato ter estudado em uma universidade canadense reconhecida pela CACB, Canadian Architectural Certification Board, ou pela NAAB, National Architectural Accrediting Board. A segunda categoria é para um Professional Program Not Accredited by CACB, ou seja, é o caso de candidatos que obtiveram a sua educação fora do Canadá.

Na Colúmbia Britânica, o órgão regulador para a profissão de Arquitetura é o Architectural Institute of British Columbia (AIBC).

Existem três grandes categorias sob as quais é possível se obter uma licença para atuação nessa profissão na Colúmbia Britânica: Arquitetos, Associados, e Licenças temporárias

Para um candidato que obteve sua educação fora do Canadá poder virar arquiteto completo são duas etapas:

– Validação do Diploma: Reconhecimento do diploma, onde o CACB (Canadian Architectural Certification Board) que é o órgão regulamentador reconheça seu curso tornando seu diploma válido e tornando-o apto para a profissionalização.

– Processo de Licença: Depois do diploma aceito você ainda precisa passar por diversas etapas para provar que está apto a exercer a profissão no Canadá, tanto na teoria como na prática.

Além disso, você deve enviar as papeladas acadêmicas (diploma, desempenho) em cópias registradas e traduções juramentadas.

O currículo (que mostra uma visão geral da sua carreira como arquiteto) e um portfólio.

Pra complementar, é exigida uma auto-avaliação do candidato, que deve ser completada online e abrange 12 áreas da prática de arquitetura no Canadá. 

Após todas estas etapas e verificada a elegibilidade do candidato, uma entrevista será marcada, onde haverá uma banca de arquitetos que irão debater e verificar parte das questões da auto-avaliação e parte da experiência profissional do candidato no país de origem e no Canadá. O candidato deve trazer 3 projetos em qual participou (não aceitos em formato eletrônico) para a entrevista para serem debatidos com a banca. A proficiência em inglês ou francês será avaliada durante a entrevista.

Após a entrevista e comprovado o sucesso do candidato o mesmo receberá um certificado de BEFA (Broad Experienced Foreign Architect) e poderá, junto ao CACB, entrar no processo de licença, junto ao órgão provincial.

Custos

No site da CACB é possível encontrar todos os formulários para aplicação, assim como as taxas que devem ser pagas para cada categoria de avaliação.

– Avaliação de elegibilidade

– Auto-avaliação

– Entrevista

Estas etapas são para o diploma ser reconhecido no Canadá. Após ter efetuado todas as etapas com sucesso, você deve se inscrever pra a licença junto à província que pretende atuar.

Salário

O salário anual médio para arquitetos é $ 66.176. Existe uma grande variedade de rendimentos. Se você trabalha como estagiário após a graduação de um programa de arquitetura, geralmente ganha entre US $ 40.000 e US $ 60.000 por ano. Depois de completar este período de treinamento, seu salário anual é entre US $ 50.000 e US $ 100.000, embora alguns façam mais do que isso.

Os maiores rendimentos são obtidos por arquitetos que se tornam parceiros ou são pagos por projeto concretizado. Os arquitetos independentes podem fazer tão pouco quanto US $ 30.000 por ano, enquanto os arquitetos principais ocupados em grandes empresas de sucesso podem chegar até $ 300.000 por ano.

DESTAQUE: Governo facilita contratação de estrangeiros | Está aberto o programa Global Talent Stream.

Gostou da matéria? Já sabe qual é o melhor caminho para a sua jornada? Deixe um comentário a seguir!

E se você tem interesse em imigrar para o Canadá, clique aqui, converse com nossa consultora de imigração regulamentada pelo governo canadense e descubra qual o melhor caminho para você.

Translate »