Um recorde de 47 % das pequenas empresas canadenses relatam que estão enfrentando uma escassez de mão de obra qualificada, segundo uma pesquisa mensal conduzida pela Federação Canadense de Empresas Independentes.
Os resultados da pesquisa do Barômetro de Negócios de outubro de 2018 da Federação de Empresas Independentes do Canadá (CFIB) representam um aumento de 10% em relação aos resultados da pesquisa de janeiro de 2018 e um aumento de 20% em relação aos resultados de janeiro de 2016.
O CFIB disse que a escassez está forçando muitos empregadores a limitar seus planos de contratação e “pressionando sua capacidade de crescer”.
Províncias onde a maior escassez de mão de obra qualificada foi relatada incluem British Columbia, Quebec e Ontário.
As indústrias que relataram a maior escassez de mão de obra qualificada foram construção, transporte, serviços pessoais e recursos naturais.
Os resultados foram baseados em respostas de 655 membros da federação selecionados aleatoriamente para sua pesquisa mensal do Business Barometer.
O CFIB tem sido um defensor do papel da imigração em ajudar a resolver a escassez de mão de obra do Canadá, especialmente quando se trata de cargos mais qualificados.
O Quebec deu alguns passos nos últimos meses numa tentativa de resolver a escassez de mão de obra na província, especialmente em regiões fora da área metropolitana de Montreal.
Entre essas mudanças estava a adoção de um novo sistema de Expression of Interest para o Programa de Trabalhadores Qualificados de Quebec que, segundo o governo, facilitará a seleção de trabalhadores com habilidades que atendam à escassez nas regiões da província.
Ontário também revisou recentemente o requisito de pontuação mínima para o seu fluxo de prioridades de capital humano, que permite à província pesquisar o sistema do Express Entry do governo federal para candidatos elegíveis para imigração.
Todos os candidatos elegíveis para o Express Entry recebem uma pontuação sob o chamado Comprehensive Ranking System (CRS), que determina sua posição no grupo de candidatos.
Em vez de uma pontuação mínima de 400 CRS, Ontário diz que a exigência de pontuação será deixada a critério do diretor encarregado do programa de nomeação de imigrantes da província, o OINP.
O diretor considerará fatores como as necessidades do mercado de trabalho e as prioridades econômicas da província ao decidir sobre a pontuação mínima. A mais recente rodada de convites pelo Human Priorities Stream viu a pontuação reduzida para 350 para os candidatos do Express Entry com uma oferta de emprego em Ontário.
A maioria das províncias e territórios canadenses tem um Programa Provincial de Nomeação (PNP) que lhes permite nomear um número definido de candidatos de imigração econômica para residência permanente canadense a cada ano.
DESTAQUE: Canadá vai aumentar imigração para 350.000 até 2021
E você, gostaria de imigrar para O Canadá? Precisa de ajuda? CLIQUE AQUI E MARQUE SUA CONSULTA. E não se esqueça de deixar o seu comentário em nosso artigo, ficaremos muito felizes em lhe ajudar!