Halloween – Que o terror comece!

#funfactsfriday 08
14/10/2016
Estudar Canadá – 10 dicas matadoras para você turbinar o seu inglês!
01/11/2016
Show all

Halloween – Que o terror comece!

31 de outubro é uma data muito especial e divertida em muitas partes do mundo – é não é diferente no Canadá. Trata-se do Halloween, ou Dia das Bruxas, a noite de todos os mortos, cuja origem remete às tradições celtas.

Nesta noite, segundo as lendas, tudo é possível e o limite entre o mundo sobrenatural e o nosso fica bem tênue. Na verdade, esta atmosfera de terror e fantasmas não passa de brincadeira e divertimento –  e muitos doces, é claro!

Halloween no Brasil

Como o Brasil não fez parte da colonização britânica e dos povos oriundos dos celtas – cuja cultura e crenças deu origem ao Halloween – não é um hábito comum do brasileiro comemorar esta data da mesma forma que os americanos, canadenses, australianos, ingleses, etc.

A cada ano, o Halloween é mais difundido por aqui – é claro que há um apelo comercial, mas o brasileiro possui muita curiosidade quanto à data e quer experimentar esta tradição.

Halloween no Canadá

O Canadá, pelo menos a maior parte do país, já se prepara para a festa do Dia das Bruxas. Em geral, como manda a tradição, as casas e estabelecimentos comerciais enfeitam suas fachadas e interiores com os símbolos do Halloween – abóboras, gatos pretos, fantasmas, monstros, morcegos, etc.

Há ainda festas e baladas temáticas, marcha de zumbis – em Toronto, por exemplo, ocorre neste dia uma marcha de pessoas caracterizadas de mortos-vivos pelas ruas da cidade, um evento imperdível – e os parques ganham atrações especiais, como é o caso da Fright Night, que ocorre no parque de diversões Playland, em Vancouver.

E se você está na maior cidade da British Columbia (Vancouver), não pode deixar de conhecer o Trem Fantasma do Stanley Park – um passeio tenebroso e horripilante de trem pela cidade em plena década de 1930. Há atrações e muita diversão em todas as grandes cidades canadenses.

Há ainda a coleta de doces feitas por crianças em suas vizinhanças – a palavra de ordem é “trick or treat” (gostosuras ou travessuras), os vizinhos distribuem doces, balas, chocolates, etc., e em troca as crianças fantasiadas não fazem travessuras. Até mesmo os adultos querem entrar nesta peregrinação por doces, mesmo sendo uma atividade essencialmente infantil.

Há por todo o Canadá ainda diversas atrações, como concurso de fantasias, concurso de escultura em abóboras, concursos culinários com pratos desta época, e muito mais. Comidinhas como maçã caramelizada, pipoca, ponche de frutas e tortas de todos os tipos contrastam com a decoração penumbrosa nas cores laranja, preto e roxo.

Como já é outono no Hemisfério Norte, a natureza parece entrar no espírito do Halloween, com suas folhas secas e amareladas, ganhos retorcidos e aquele ventinho frio que varre todas as cidades canadenses.

Não é à toa que os estudantes brasileiros que decidem fazer intercâmbio não abrem mão de viver a experiência de participar de um Halloween canadense. É uma das datas mais aguardadas do ano, perdendo talvez apenas para o Natal.

Gostou do artigo? Como você comemora o Halloween ? Deixe seu comentário!

Translate »