Mudanças importantes no Express Entry aumenta possibilidade de maior pontuação.

Serie profissões | Mercado para direito no Canadá.
06/06/2017
Governo facilita contratação de estrangeiros | Está aberto o programa Global Talent Stream.
13/06/2017
Show all

Mudanças importantes no Express Entry aumenta possibilidade de maior pontuação.

Em 6 de junho de 2017, os candidatos no grupo Express Entry que têm um irmão no Canadá podem obter pontos adicionais no âmbito do Comprehensive Ranking System (CRS). Outra mudança envolve pontos adicionais a serem concedidos a candidatos com habilidade do idioma frances comprovado. Essas melhorias no Express Entry são as mais recentes provenientes da Imigração, do Refugees and Citizenship Canada (IRCC), com um sistema de Express Entry mais dinâmico, o principal motor da imigração econômica para o Canadá.

Além das mudanças no CRS, o registro no banco de trabalho do Canadá não é mais obrigatório para os candidatos sem uma oferta de emprego qualificada ou uma indicação provincial , embora os candidatos ainda possam optar por entrar no banco de emprego e buscar oportunidades de emprego através deste serviço gratuito.

Essas mudanças, anunciadas pela primeira vez em março, mas apenas apresentadas esta semana, não são tão abrangentes quanto as melhorias feitas no sistema em novembro passado . Nessa reforma, o IRCC alterou o número de pontos CRS atribuídos para uma oferta de trabalho qualificada de 600 a 50 ou 200 pontos, dependendo da posição oferecida. Ao mesmo tempo, os candidatos que completaram um programa de estudo no Canadá receberam pontos adicionais pela primeira vez.

Quem é afetado com as mudanças?

Em contraste com as mudanças introduzidas em novembro passado , nenhum candidato verá uma redução em seus pontos CRS total como resultado direto das mudanças introduzidas em 6 de junho. Muitos candidatos manterão sua pontuação existente, enquanto alguns candidatos – especificamente, aqueles com um irmão no Canadá e ou habilidade no francês comprovado pode obter um impulso na sua pontuação.

Embora cada ponto CRS possa ser valioso para um candidato, vale a pena notar que alguns dos outros fatores adicionais que atualmente existem valem significativamente mais pontos do que os novos fatores que estão sendo introduzidos. Os candidatos com irmão no Canadá podem obter 15 pontos adicionais, e os candidatos com habilidade no francês podem obter 15 ou 30 pontos, enquanto os candidatos com uma oferta de emprego qualificada obtêm 50 ou 200 pontos e os candidatos com indicação provincial recebem 600 pontos. O último fator é o fator mais valioso no sistema.

Falando sobre essas melhorias no sistema, o Ministro da Imigração do Canadá, Ahmed Hussen, declarou que “os programas de imigração econômica gerenciados pelo sistema Express Entry atraem imigrantes altamente talentosos e qualificados que as empresas precisam para ajudar a crescer e fortalecer nossa economia.

“À medida que as melhorias são implementadas, sinto-me satisfeito pelo fato de o Canadá acolher imigrantes mais qualificados com irmãos no Canadá que possam ajudá-los a se integrar rapidamente na sua nova vida aqui e continuaremos a ver as comunidades minoritárias francófonas florescerem”.

O CRS é um sistema dinâmico e, embora muitos candidatos não sejam diretamente afetados pelas últimas mudanças, a introdução de novos fatores adicionais a partir de 6 de junho mudará a composição do grupo em algum grau. Nesse sentido, as mudanças afetam mais do que apenas os candidatos que obtiveram pontos adicionais, já que mesmo os candidatos que não viram uma mudança em sua pontuação podem sofrer uma mudança em sua classificação.

Por que irmãos e quais são os requisitos para obter esses pontos?

De acordo com o IRCC, “ter um irmão no Canadá mostrou melhorar os resultados sociais e de saúde ao acelerar a integração de um recém-chegado em sua nova vida no Canadá”.

Os candidatos no grupo Express Entry com um irmão no Canadá podem receber 15 pontos CRS adicionais se o irmão for um cidadão canadense ou residente permanente e pelo menos 18 anos de idade. Até 15 pontos só podem ser concedidos para este; Isto é, os candidatos com mais de um irmão no Canadá receberão 15 pontos no total, não 15 pontos por irmão.

Esses pontos também podem ser concedidos se o cônjuge ou o companheiro de direito do candidato tiverem um irmão no Canadá. O candidato ou o seu cônjuge / parceiro de direito comum devem compartilhar uma mãe e ou um pai com o irmão no Canadá. Esta relação pode ser através do sangue, adoção, casamento ou parceiro de direito.

Provando proficiência em francês

Os indivíduos que desejam entrar no grupo Express Entry devem primeiro fazer um teste de idioma reconhecido pelo governo do Canadá em inglês e ou francês. Dos 1.200 pontos disponíveis no total do CRS, 136 pontos podem ser concedidos para a capacidade de um candidato em uma primeira língua, com mais 24 disponíveis para habilidade em uma segunda língua. Até 100 pontos adicionais estão disponíveis para as habilidades de linguagem de um candidato dentro dos fatores de combinação (capacidade de transferência de habilidades).

No entanto, a partir de 6 de junho, os candidatos com habilidade francesa podem obter ainda mais pontos. Um total de 15 pontos adicionais serão concedidos aos candidatos que comprovem (ao Canadian Language Benchmark, CLB, 7) ou melhor habilidade em francês, e capacidade de inglês de CLB 4 ou inferior (ou nenhuma habilidade de inglês comprovada). Os candidatos que comprovem a habilidade francesa intermediária ou melhor, e que também comprovem a habilidade inglesa do CLB 5 ou melhor, podem obter 30 pontos adicionais.

Atualmente, existem outras maneiras pelas quais os candidatos podem se beneficiar de sua habilidade francesa. Por exemplo, a província de Ontário possui um fluxo de trabalhadores qualificados em língua inglesa alinhada por Express Entry no Ontario Immigrant Nominee Program (OINP), para o qual é necessário um CLB de 7 em francês e um CLB de 6 em inglês.

Os candidatos que desejam receber pontos para a habilidade francesa devem tomar o Test d’Évaluation de Français ( TEF).

Melhorias para Express Entry: novembro de 2016 e junho de 2017

As últimas mudanças na Express Entry formam parte dos esforços contínuos da IRCC para convidar mais candidatos para se candidatar com base no seu capital humano, habilidades e experiência . Como mostra a tabela abaixo, não é apenas o CRS que foi alterado desde novembro passado, mas também outros aspectos da Express Entry, como o Invitation to Apply (ITA) e os requisitos da oferta de trabalho.

Tabela 1: Mudanças implementadas a partir de 19 de novembro de 2016

MUDANÇA NOVO SISTEMA SISTEMA ANTERIOR
Pontos a mais por uma oferta de trabalho dentro do grupo principal NOC 00 200 pontos CRS 600 pontos CRS
Pontos atribuídos para qualquer outra oferta de trabalho especializado 50 pontos CRS 600 pontos CRS
Candidatos elegíveis para pontos para uma oferta de trabalho LMIA não é necessária para certos trabalhadores no Canadá LMIA era necessária para que os pontos fossem concedidos
Requisito de duração da oferta de emprego Pelo menos um ano Indeterminado
Credencial de educação pós-secundária de 1 ou 2 anos no Canadá 15 pontos CRS Não há pontos adicionais atribuídos
Certificado de 3 anos / Mestrado / Pós-graduação profissional / Doutorado no Canadá 30 pontos CRS Não há pontos adicionais atribuídos
Prazo de validade do convite a aplicar 90 dias 60 dias

Tabela 2: Mudanças implementadas a partir de 6 de junho de 2017

MUDANÇA NOVO SISTEMA SISTEMA ANTERIOR
Pontos atribuídos para o candidato principal ou o cônjuge / parceiro de direito comum com um irmão no Canadá 15 pontos CRS Não há pontos adicionais atribuídos
Francês CLB 7 ou superior + CLB inglês 4 ou abaixo (ou nenhuma habilidade de inglês comprovada) 15 pontos CRS Não há pontos adicionais atribuídos
Francês CLB 7 ou superior + Inglês CLB 5 ou superior 30 pontos CRS Não há pontos adicionais atribuídos
Registro do Banco de Emprego Voluntário Obrigatório para candidatos sem oferta de trabalho

Essas mudanças ocorrem em um momento em que mais candidatos estão sendo convidados a solicitar residência permanente do que nunca. No momento, um total de 47.876 ITAs foram emitidos até agora este ano, superando os 33.782 emitidos em todo o ano de 2016. Esse aumento nos ITAs, juntamente com o efeito das melhorias introduzidas há sete meses, significou que o limite de corte de CRS em sorteios do Express Entry vem diminuindo constantemente.

Essas melhorias, como os pontos e os requisitos da oferta de trabalho, foram fundamentais, enquanto as últimas melhorias são menos. Nenhum candidato perderá pontos como resultado dessas últimas mudanças. O resultado é que Express Entry permanece imprevisível e o IRCC está flexibilizando seus músculos para garantir que uma grande variedade de indivíduos e famílias tenham a oportunidade de tornar o Canadá seu novo lar permanente. O primeiro passo é criar um perfil preciso e atualizado, só que eles possam obter esse convite tão importante para solicitar a residência permanente.

DESTAQUE: Serie profissões | Mercado para direito no Canadá.

Gostou da matéria? Já sabe qual é o melhor caminho para a sua jornada? Deixe um comentário a seguir!

E se você tem interesse em imigrar para o Canadá, clique aqui, converse com nossa consultora de imigração regulamentada pelo governo canadense e descubra qual o melhor caminho para você.

Translate »