Inglês ou francês: Qual a melhor escolha?

As melhores cidades para trabalhar na British Columbia.
27/12/2016
Top 6 melhores lugares para celebrar o ano novo no Canadá.
30/12/2016
Show all

Inglês ou francês: Qual a melhor escolha?

Escolher um idioma para estudar com foco em imigrar para o Canadá um dia é algo muito complexo. Apesar de o inglês e o francês serem idiomas oficiais, os canadenses na sua maioria não são bilíngues e o idioma fica bastante restrito às províncias em que são praticados – e isso tem uma influência na cultura local também.

Escolha pessoal e afinidade

No entanto, a escolha do idioma mais adequado depende exclusivamente do estudante ou pessoa que deseja imigrar. É uma escolha pessoal. E não existe “melhor escolha”. Há pessoas com mais afinidade com o inglês e outras com o francês. Vale a pena refletir qual dos dois idiomas têm mais a ver com você, caso não tenha uma província ou localidade para a qual deseja imigrar.

Além disso, caso não seja fluente em um dos dois idiomas, é preciso considerar a disponibilidade de cursos e professores na sua localidade aqui no Brasil, já que o francês nem sempre está disponível em cursos, dependendo da região. No interior, pode ser mais difícil de encontrar.

Preparando-se para as provas

Quando você entra com um processo de solicitação de visto, as condições idiomáticas são pontuadas no processo – se você é fluente em um dos dois idiomas, terá mais pontos se não for, por exemplo. Isso vale para ambos os idiomas.

No Entry Express, a proficiência de idiomas é pontuada da seguinte forma (2016):

  • Nível CLB 4: 0 pontos
  • Nível CLB 4 ou 5: máximo de 24 pontos (casado) ou / 24 pontos (solteiro)
  • Nível CLB 6: máximo de 32 pontos ou / 36 pontos
  • Nível CLB 7: máximo de 64 pontos ou / 68 pontos
  • Nível CLB 8: máximo de 88 pontos ou / 92 pontos
  • Nível CLB 9: máximo de 116 pontos ou / 124 pontos
  • Nível CLB 10 ou mais: máximo de 128 pontos ou / 136 pontos

Você pode ainda conferir o teste de elegibilidade e as pontuações nesta página oficial. No programa Federal Skilled Worker, o candidato precisa somar pelo menos 67 de um total de 100 pontos. O fator idade também conta em muitos processos.

Bilíngues têm mais chances

Uma dica para quem quer conseguir uma oportunidade de trabalho mais rapidamente e obter melhores resultados para a carreira é estudar ambos os idiomas. Até mesmo entre os canadenses profissionais bilíngues não são a maioria e há profissões em que a comunicação nos dois idiomas pode ser um diferencial. É uma dica também para quem tem fluência em um idioma e quer se aperfeiçoar em outro.

Oportunidades de emprego

Oportunidades de emprego há em qualquer província – uma com mais e outras com menos, dependendo do segmento de atuação e da demanda. O idioma é uma escolha pessoal, mas faz a diferença se você já sabe para qual região depende imigrar ou conhecer. Se pretende ir para o Quebec, por exemplo, o francês deverá ser a sua opção. Já Toronto, o inglês faz mais sentido. Alinhe preferência pessoal, disponibilidade de trabalho (se for o seu caso) e para qual lugar tem interesse em imigrar.

DESTAQUE:As melhores cidades para trabalhar na British Columbia.

Gostou da matéria? Já escolheu qual idioma estudar? Deixe um comentário!

Translate »